28 de fevereiro de 2011

Lixo Patrocinado

Já ouviu falar em lixo patrocinado? Com esta ideia a empresa norte-americana TerraCycle criou, em parceria com grandes companhias, uma maneira inovadora de coletar e reutilizar embalagens de difícil decomposição. Diferente da reciclagem tradicional, que destrói material descartável para transformá-lo em um novo produto, o chamado upcycling agrega valor ao que seria inutilizado sem a necessidade de qualquer processo químico.


Há nove meses atuando no Brasil, a TerraCycle estabeleceu programas de coleta com empresas como Nestlé, Kraft Foods, PepsiCo, BRFoods e Suzano. Em vez de virarem lixo em aterros sanitários, as embalagens são recolhidas e usadas para confeccionar produtos originais como relógios de parede, porta-retratos e bolsas, que podem ser encontrados no e-commerce do WalMart e no site da Gift Express.




Sem a necessidade de extrair matéria-prima do meio-ambiente e com o reaproveitamento, o upcycling reduz em 80% a emissão de CO2 na atmosfera. "O 'lixo patrocinado' é uma oportunidade única para ajudar as empresas a reduzirem seu fluxo de resíduos, além de permitir que ofereçamos aos consumidores produtos ecoamigáveis vendidos em redes de varejo a preços acessíveis", diz o fundador e CEO da TerraCycle, o húngaro Tom Szaky.



Reciclar com a TerraCycle é divertido e fácil. Basta se cadastrar no site da companhia e formar uma brigada de coleta de embalagens. Qualquer pessoa pode participar, convidando colegas de trabalho, escola, faculdade, família e amigos a fazerem parte do seu time. ONG's, empresas e instituições também são bem-vindas.


"O programa de brigadas paga R$0,02 por embalagem recolhida, além de cobrir todos os custos de envio desse material via Correios. O valor total arrecadado é dado a uma organização sem fins lucrativos escolhida pelo próprio time no momento do cadastro", explica o presidente da TerraCycle Brasil Guilherme Brammer.


Todo mundo sai ganhando com o programa de brigadas. A mãe, preocupada com o dinheiro que vai gastar nas compras do material escolar, por exemplo, deve incentivar seus pimpolhos a se juntarem à causa. Assim, as embalagens de chocolate, salgadinho ou suco consumidos na hora do recreio no ano passado podem virar lindas mochilas, cadernos e estojos para serem usados no próximo ano letivo. E por preços bem mais em conta!


Programas como este são ainda uma solução inovadora para as grandes corporações que, de acordo com projetos de lei brasileiros sobre a responsabilidade compartilhada do descarte de lixo, precisam estar atentas ao destino das embalagens de seus produtos. Além de conscientizar a sociedade sobre a questão, a TerraCycle ajuda a gerar trabalho e renda para ONG's e cooperativas de costureiras encarregadas da confecção dos novos artigos.

- TerraCycle Brasil


http://www.terracycle.com.br


No Twitter: @terracyclebr


No Facebook: TerraCycle do Brasil




Um comentário:

  1. Oi
    parabéns pelo seu blog
    ja estou te seguindo
    conheça o meu tem sorteio lá http://coisasdeladdy.blogspot.com/ kit para cuidar de suas unhas, participe!
    bjs e boa sorte♥

    ResponderExcluir