25 de abril de 2011

Vacinação Contra a Gripe


Começa nesta segunda-feira, 25, em todo o Brasil, a13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano, segundo dados doMinistério da Saúde, 30 milhões de pessoas deverão ser imunizadas contra os três principais tipos do vírus existentes na América do Sul, entre eles o dainfluenza A (H1N1), popularmente conhecida comogripe suína.
Este ano, além dos indígenas, idosos pessoas acima de 60 anos, também serão vacinados profissionais de saúdegestantes crianças entre 6 meses e dois anos. A ampliação do público foi estabelciada já quecomplicações da influenza - como pneumonias bacterianas ou agravamento de outras doenças crônicas existentes, como diabetes e hipertensão - são mais recorrentes nesses pacientes, segundo pesquisa realizada também pelo Ministério da Saúde.


As vacinas estarão disponíveis em mais de 65 milpostos de saúde e serão distribuídas até o dia 13 de maio. A orientação do governo para a vacinação das crianças é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos, para a aplicação de meia dose de cada vez. É essencial que os menores retornem ao posto de saúde 30 dias após receberem a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.
Entre os idosos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os rque moram em casas de repousos ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%. O investimento do governo foi de 229 milhões de reais para a compra das vacinas, produzidas em sua maioria por laboratórios brasileiros. Todos os estados e municípios do país estão dentro do cronograma de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário