17 de abril de 2012

3 alimentos que você sentiria nojo se soubesse como é feito

A maioria das pessoas prefere não saber como são elaborados certos alimentos. Se você não fizer parte deste grupo, continue lendo pois vai se inteirar com quais ingredientes se faz alguns produtos que comemos no nosso dia a dia. Possivelmente alguns deixem de apreciar estes alimentos ao chegar ao final do post.
1º – Gelatina












Se existe um produto inofensivo, este certamente é a gelatina. É um alimento livre de colesterol, sem conservantes e nem aditivos. Os médicos recomendam o consumo para prevenir osteoporose e artrose, dentre outros benefícios. No entanto, sob seu aspecto inocente e tremelicante oculta-se um “monstro”. A gelatina é formada por 90% de proteínas do tipo colágeno. Qual é a matéria prima do colágeno? Recortes de couro do gato sem curtir e partes frescas da cabeça e restos de ossos, cujas gorduras são retiradas, sem triturar, 24h antes do sacrifício do animal, para serem transformadas em osseína. Depois de lavá-los várias vezes com ácidos, o couro e a osseína são expostos a uma solução de cal, entre 5 a 10 semanas. A substância extraída é depois esterilizada a 145 graus Celsius e rapidamente esfriada para solidificar. Depois de um processo para virar pó, ela está lá na sua cozinha, alimento seus filhos e sua família. =0
2º – Chouriço
Também conhecido em alguns locais como morcilha ou morcela, é um embutido feito de sangue coagulado de porco. Primeiro, lavam-se as tripas do porco com sabão e limão, repetidas vezes, até deixá-las com o cheiro mais agradável. O recheio é preparado colocando-se o sangue fresco do animal em uma panela com condimentos como alho, cebola, orégano, além de sal e açúcar. Depois de fervido, dá se um nó na extremidade da tripa e ferve-se novamente durante 30 minutos. Se ao mastigar sentir algo duro na boca, pode ser um pedaço de cartilagem, pois em alguns casos acrescenta-se triturados da cabeça e miúdos.
3º – Patê
Tem muita gente que não vive sem ele, apesar de nem imaginar como é feito. O patê é elaborado com o descarte de vísceras e de carne de diferentes animais como vaca, porco, patos… Para conseguir a textura, o sabor e a consistência que conhecemos, agregam farinhas, temperos, leite, conservantes, ovos e outros aditivos. Ainda que em geral predomine o sabor de fígado, não é o ingrediente mais abundante na mistura. Dizem que a imagem das máquinas triturando as vísceras nas indústrias de alimento para fazer o patê é algo grotesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário