10 de agosto de 2012

Cabelos cacheados

Como se formam os cachos?
O cabelo crespo é determinado, em parte, pela forma de seu folículo. Se está encurvado você terá o cabelo ondulado, do contrário, seu cabelo será liso. Dentro do folículo está o bulbo do cabelo. O tipo de ondulação que você tem pode ser determinado pela forma em que cada cabelo nasce destes bulbos.
Enquanto cada fibra se encurva ao crescer, o número de voltas determina a quantidade de cachos que você terá. O cabelo que dá voltas várias vezes produz cachos apertados, enquanto que o cabelo que não dá voltas ou dá muito poucas, será liso. Um cabelo com um número moderado de voltas terá a aparência de ondas suaves.
Cuidados essenciais
Naturalmente volumosos e ressecados, o cabelo crespo precisa de hidratação para não arrepiar. Siga as dicas:

Mantenha cachos definidos com um ativador de cachos. Leve o produto na bolsa e borrife de vez em quando ao longo do dia.

Combata de vez o ressecamento fazendo hidratações semanais. Prefira as máscaras de aminoácidos do trigo e manteiga de karité.

Para conter o volume, espalhe três gotas de óleo de silicone no cabelo molhado. Retire o excesso de umidade amassando os fios com uma toalha e use o difusor.

Se quiser deixar secar ao natural, tudo bem: é só espalhar leave-in disciplinador de cachos no cabelo úmido.

Use diariamente um cosmético redutor de volume à base de aloe vera e proteínas - mantém a hidratação e doma a cabeleira.

Três vezes por semana, em casa, aplique máscara com óleo de buriti ou azeite de oliva. No salão, a cada 15 dias, hidrate com queratina vaporizada ou máscara de chocolate. Os crespos ficam suaves.

Preserve a oleosidade natural: antes da lavagem, passe um pouco de óleo de silicone a partir de dois dedos da raiz. Depois, use o xampu e o condicionador normalmente.

Para um ondulado perfeito, aplique no cabelo ensopado o equivalente a uma moeda de 1 real de gel modelador e, por cima, uma bola (de tênis) de musse. Amasse com uma toalha e deixe secar naturalmente.

Truque para o crespo não armar: misture cinco gotas de gloss com um punhado de gel líquido e aplique nos fios ainda úmidos.

Quando não for lavar o cabelo, no banho, proteja os fios da umidade (e do frizz) com uma touca plástica.

Adote pente de madeira de dentes largos para desembaraçar os fios úmidos.
Na hora de lavar, massageie o couro cabeludo suavemente com a ponta dos dedos, para ativar as glândulas sebáceas, que produzem o óleo natural dos cabelos. O condicionador é obrigatório, pois anula a eletricidade estática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Retire totalmente o condicionador. Lave em média 3x na semana, o excesso de produto deixa seu cabelo com mal cheiro e opaco.
Se a raiz do cabelo for oleosa, não tema e lave o cabelo diariamente com produtos adequados. Para isso, use dois tipos diferentes de shampoos: na raiz aplique um produto para corrigir fios oleosos e no comprimento e pontas, outro para fios crespos.
Não os enxugue vigorosamente. Pressione a toalha suavemente para simplesmente absorver o excesso de água. Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios armem e arrepiem. Quem tem pressa pode usar secador com difusor, mas da maneira certa: o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca ao contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminuir.
Compre um secador com difusor. Ele é mais  aconselhado para esses tipos de cabelos. Seca rapidamente sem danificar os fios, ajudando a dar maior definição aos cachos. Contudo, o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca o contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminui-lo.

Um comentário:

  1. Oie minha Linda , seguindo esse blog maravilhoso eu amei o post é bastante enteressante ! , continue assim ! parabéns
    seguindoo aqui , retribua Obrigada !
    http://teen-dolls-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir